Primeiros Socorros – Noções básicas

Primeiros Socorros. Nessa artigo, nós abordaremos o atendimento inicial a vítima, ou seja, o primeiro atendimento que nós realizamos a vítima, no local que ela sofreu um acidente. Quando nós falamos de primeiros socorros, nós estamos falando das atitudes que o socorrista terá pra atender essa vítima, é importante lembrar, que o primeiro socorros ele é realizado com o profissional que ele é treinado, porém não precisa ser especialista na área.

Então as primeiras atitudes que nós tomamos visão o que? restabelecer a vida do paciente, e manter esse paciente vivo até chegada do socorro especializado. Qual será esse socorro? é depende da cidade onde você mora. Temos o Samu, o corpo de bombeiro, e até lugares onde a polícia que faz esse atendimento.

É importante nós abordamos também, a segurança do local onde nós iremos atender a vítima, para que você tenha um atendimento rápido e seguro. Devemos ter segurança tanto do profissional, que está realizando atendimento, quanto da vítima.

Primeiros Socorros – Sequencia ABCDE

Primeiros Socorros - Sequencia ABCDE
Primeiros Socorros – Sequencia ABCDE (Foto: Divulgação)

Para que nós possamos realizar esse atendimento à vítima nós devemos seguir uma seqüência padronizado que nós chamamos de a b c d e. E o que significa cada letra dessa?

  • letra A, é controle da coluna cervical e desobstrução de vias aéreas;
  • letra B, respiração;
  • letras C, circulação;
  • letra D, avaliação é neurológica;
  • letra E, exposição a vítima.

Avaliação primaria da vitima

Agora nós abordaremos passo a passo é o a b c d e, abordaremos agora o passo a passo da avaliação primária da vítima. Quando eu chego no local onde sabe tima se encontra, eu devo verificar primeiramente essa vítima está consciente ou não, como que eu faça verificação? eu faço isso perguntando pra essa vítima como ela está, e me identificando: olá tudo bem? eu sou enfermeiro, o que aconteceu? se a vítima não me responde, eu tenho que partir pra as medidas de atendimento dessa vítima. Caso me responda, vou perguntando o que aconteceu para que eu possa colher informações, para repassar a equipe de resgate.

Como ela não respondeu pra mim, eu vou fazer o quê? avaliação é das vias aéreas com controle da coluna cervical, ou seja, letra A do nosso exame primário.

Primeiros Socorros – Letra A

para fazer a avaliação da das vias aéreas, eu tenho que verificar se essa paciente está respirando ou não. Quando eu pergunto pra ela e ela me responde, isso já é um indicativo que ela está respirando. Agora se ela estiver inconsciente, ela não vai me responder, então vou ter que fazer o que? verificar essa respiração, como é que eu faço para verificar essa inspiração? eu tenho que avaliar os movimentos torácicos dela, eu tenho que avaliar o som da respiração, eu tenho que sentir essa respiração. Vamos nos posicionar ao lado da vítima, segurando a cabeça dela, fazendo o controle da coluna cervical, e posicionar o meu ouvido próximo ao nariz dela.

Com esse movimento, eu consigo sentir a respiração dela saindo, encostando no meu rosto, consigo ouvir o barulho da respiração dela, e consigo mesmo tempo, visualizar os movimentos drásticos. Com esse movimento eu consigo realizar os três passos que eu ver ouvir e sentir.

O próximo passo se essa paciente está respirando bem, e eu consigo verificar todos esses movimentos, eu posso passar para segunda letra, que a letra B de respiração.

Letra B

O próximo passo é verificar a respiração. Quando essa paciente está respirando, eu não preciso está realizando nenhuma manobra de ressuscitação, porque ela está respirando, a letra B então é a respiração, se essa paciente está respirando, eu consigo realizar, verificar através de ver ouvir e sentir, agora se ela não está respirando, eu devo participar a respiração boca a boca, ou seja, quando o que eu faço respiração boca a boca? quando essa paciente não está respirando, mas ela já está com as vias aéreas liberadas.

Como eu faço esse movimento? me posiciona ao lado da paciente, mantendo sempre a cabeça dela firme pra que não ocorra o desalinhamento da coluna cervical, vou estar tampando o nariz dela, elevando o queixo, e colocando minha boca toda em volta da boca dela, com a boca aberta, e a soprando.

É importante o que? verifique o tórax dela levando, esse tórax elevando quer dizer o que? que este ar está entrando. E eu tenho que dar um tempo também para que se a saia do pulmão dela, fazendo assim, a respiração. Se eu passei da respiração, e está tudo bem, ao fazer o que vou avaliá a circulação desse paciente, que é a letra C.

Primeiros Socorros – Letra C

Primeiros Socorros - Letra C
Primeiros Socorros – Letra C (Foto: Divulgação)

Como que eu avalio a circulação? através dos pulsos periféricos, e pulsos centrais. os pulsos periféricos, são aqueles que verificam nos membros superiores do paciente, lembrando, vou estar sempre segurando a cabeça dela para manter o alinhamento da coluna cervical. E eu vou está verificando o pulso dessa paciente. Como eu faço verificação do pulso? eu coloco os dois dedos na região do pulso, no pulso radial, e verifique se ela tem batimento cardíaco. Tendo o batimento cardíaco, isso indica que essa paciente está tendo a circulação sanguínea, então o seu cérebro está sendo originado os demais órgãos do corpo também.

Caso identifique essa paciente não tenha pulso, isso significa que ela está em parada cardíaca. Quando o paciente está em parada cardíaca, devemos iniciaram as manobras de ressuscitação, quais são essas manobras? massagem cardíaca e ventilação.

Letra D

terminando letras C, eu passo com a letra a D, que é a avaliação neurológica. Para avaliar o paciente, é preciso verificar se esse paciente está consciente ou não. Então eu pergunto pra ele, primeiro um estimulo que eu faço, é o estímulo verbal: “Olá”, chamo ele, tentou chamar. Se ele não me responde, isso caracteriza que ele não responde a estímulos verbal. Então eu parto para o estímulo doloroso, qual seria esse estímulo doloroso? eu posso pegar as minhas mãos e apertar no externo dela, fazendo uma dor. Se ela responder com o movimento, eu consigo identificar com ela esta com o estímulo doloroso preservado. agora se ela não me responder, eu vou identificar que a vítima está inconsciente.

Terminando avaliação neurológica, que é uma avaliação rápida, eu parto para a exposição a vítima. O que seria a exposição da vítima? a letra E.

Primeiros Socorros – Letra E

Primeiros Socorros - Letra E
Primeiros Socorros – Letra E (Foto: Divulgação)

A exposição da vítima vai verificar as lesões que essa vítima possa ter no seu corpo. Então vou estar avaliando toda essa vítima, e voltar verificando os locais possíveis lesões. Por exemplo, se ela teve um acidente de moto, eu tenho um sangramento na perna, depois que eu fiz toda essa avaliação, eu vou fazer a exposição dessa vítimas.

Se eu estou vendo uma lesão na perna, eu posso fazer o que? cortar essa roupa para estar expondo essa lesão, para que eu possa estar tratando essa lesão, ou que ela possa ficar é exposta ali para o atendimento especializado, realizando um curativo ou alguma coisa assim.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado, confira todos os nossos outros artigos aqui em nosso site.

Veja também:

Brigada de incêndio – Como funciona

Primeiros Socorros – Noções básicas

Atmosfera Explosiva -Como lidar

Extintores de Incêndio – Saiba sobre