Brigada de incêndio – Como implantar

Como implantar. Neste artigo estarei falando sobre os processos de implantação da brigada de incêndio. A brigada de incêndio é uma importante ferramenta para se ter dentro da empresa, tanto para trabalhar de maneira preventiva, como também para agir perante situações de emergência.

Porém, uma brigada mais plantada pode comprometer toda uma gestão. Então iremos trabalhar como deve ser feito o passo a passo da implantação da brigada de incêndio, então vamos lá!

Primeiramente, você deve trabalhar com as questões de dimensionamento. Então é importantíssimo você dimensionar corretamente a sua brigada de incêndio. para começar esse processo de dimensionamento, eu aconselho você já pensar em um coordenador da brigada de incêndio.

A escolha do Coordenador da brigada de incêndio

A escolha do Coordenador da brigada de incêndio
A escolha do Coordenador da brigada de incêndio (Foto: Divulgação)

Esse coordenador ficará responsável por toda a parte de gestão da brigada de incêndio, ele que tratará diretamente com o empregador da empresa sobre questões relativas à prevenção, e ao combate a incêndio,  ele que cuidará da brigada como um todo. Então tem que ser uma pessoa que tenha uma visão panorâmica de todas as atividades que são realizadas na empresa, tem que ser uma pessoa de confiança, e que queira assumir essa responsabilidade. Isso é importante também, a pessoa tem que querer, tem que aceitar, ver com bons olhos essa responsabilidade que está sendo passada para ela.

Então você pense em uma pessoa chave para assumir esse cargo de coordenação da brigada de incêndio.

Carga de incêndio da sua edificação

Você saber a carga de incêndio da sua edificação, é importante pois ela ajudará no processo de definição do grau de risco da sua empresa. Então o grau de risco que vai ser especificado de acordo com a carga de incêndio que você possui. Você precisa saber esse grau de risco, e dependendo do grau de risco que você tiver, vai dar uma posição diferente da das obrigado de incêndio, se você tema um golpe risco baixo, devido à carga de incêndio ser baixa, conseqüentemente você vai ter a quantidade de brigadista menor, então é importante se você definir bem essa carga de incêndio.

Como implantar – Quantidade de pavimentos da sua empresa

Como implantar - Quantidade de pavimentos da sua empresa
Como implantar – Quantidade de pavimentos da sua empresa (Foto: Divulgação)

Feito isso, você precisa também definir a quantidade de pavimentos que a sua empresa possui. Ai que seria pavimento? quantidade de andares. Então empresa que tem dois andares por exemplo, tem o pavimento inferior o pavimento superior. A empresa que tem um setor térreo e tem um mezanino, tem dois pavimentos também. Definiu quando os pavimentos você possui na sua empresa? você vai precisar definir também a população fixa por pavimento. Então é o dimensionamento da brigada vai levar isso em consideração, a quantidade pavimentos, quantidade de população fixa por pavimento. Então isso vai impactar diretamente também na quantidade de brigadistas

Outra questão para levar em consideração, os compartimentos, tem empresa que não tem só um pavimento, mas tem dois, três barracões. Então isso tem que ser levado em consideração também. O dimensionamento vai ser feito por barracão. Qual quantidade fixa de pessoas existentes em cada barracão, então isso tem que ser levado em consideração também.

Turnos da empresa

Outra questão também deve se observar, são os turnos, quantos turnos a empresa possui, a empresa possui três turnos, então tenho que pensar também em dimensionar os brigadistas por turnos. Então tem que levar em consideração é essa questão.

Como implantar – Organograma da brigada de incêndio

Como implantar - Organograma da brigada de incêndio
Como implantar – Organograma da brigada de incêndio (Foto: Divulgação)

O próximo passo é você criará um organograma da brigada de incêndios. E bastante importante você definir quais cargos a sua brigada de incêndio terá, então lá em cima você já pensou a no coordenador da brigada de incêndio, depois de ter dimensionar a quantidade de brigadista, você vai precisar também definir quantos chefes de brigada, a sua brigada vai precisar.

Geralmente esses chefes são dimensionadas de acordo com a quantidade de pavimentos que a empresa possui, então se a empresa tem cinco pavimentos, vai precisar de cinco chefes de brigada. A empresa possui três pavimentos, vai precisar de três chefes de brigada e, possivelmente, você vai ter que escolher também, definir, né a quantidade de líderes que a sua empresa vai ter que ter.

Os líderes geralmente ficam responsáveis por um determinado setor, ou determinados setores. Então ele vai cuidar especificamente de um determinado setor, então também vai variar de acordo com a quantidade de setores é que a sua empresa possui, quantidade de turnos tem que ser levado em consideração também, pra você definir a quantidade de chefes, a quantidade de líderes.

Escolheu? definiu? dimensionou a quantidade chefe? e de líderes? os que sobrarem serão os brigadistas. Além do organograma que é importante, você deve pensar também na descrição de atividade de cada um brigadista, então você pegar aquele brigadista especificamente, definir quais serão as suas atribuições perante a ocorrência de uma grande emergência, isso as empresas acabam pecando bastante. Até montam o organograma, tem a distribuição de cargos, mas e daí? o que cada um vai fazer perante uma situação de emergência? qual brigadista vai ficar responsável de acionar o corpo de bombeiros perante uma situação de emergência? qual brigadista vai ficar responsável de recepcionar o corpo de bombeiros? quem vai ficar responsável de fazer é a prestação de primeiros socorros? quem vai ficar responsável de fazer o combate ao princípio de incêndio?

Então essas questões, elas devem estar bem amarradas para evitar perdas de tempo perante uma situação de emergência, então isso as empresas acabam pecando, e quando acontece um sinistro, quando acontece uma situação de emergência, fica todo mundo perdido, os brigadistas ficam perdidos, ficam igual baratas tontas. Então não é interessante.

Uma sugestão, é que toda empresa implante a brigada de incêndio, e já implante juntamente um plano de emergência, que no plano de emergência, essas questões aí de atribuições, de descrição de atividades, vão estar bem implícitas la no plano de emergência.

Espero que este artigo tenha servido de ajuda para quem tem o intuito de começar a estudar isso, e quem sabe, até mesmo, como implantar isso dentro de uma determinada empresa, ou até mesmo da sua própria empresa.

Continue acompanhando todos os nossos outros artigos relacionados a Brigada de incêndios aqui em nosso site.

Veja também:

Brigada de incêndio – Como funciona

Primeiros Socorros – Noções básicas

Atmosfera Explosiva -Como lidar

Extintores de Incêndio – Saiba sobre