Brigada de incêndio – Como funciona

Brigada de incêndio. Em uma edificação qualquer, sendo a residencial comercial ou industrial, é necessário que os ocupantes estejam preparados para o início do combate ao foco do incêndio, e o abandono do local de forma correta e ordenada.

neste artigo vamos tratar os pontos principais de uma brigada de incêndio. sejam bem-vindos ao site Curso de Brigada de Incêndios, O nosso site de segurança contra incêndios.

Três aspectos são considerados básicos e triviais para garantir a segurança contra incêndio e uma edificação.

Brigada de incêndio – Primeiros são os Equipamentos

Brigada de incêndio - Primeiros são os Equipamentos
Brigada de incêndio – Primeiros são os Equipamentos (Foto: Divulgação)

Eles devem ser planejados e projetados de forma a garantir, de acordo com:

  • Risco da edificação;
  • A área de ocupação;
  • Número dos ocupantes.

Esses são os três principais pontos para fazer um bom projeto e equipamentos instalados.

A manutenção

O segundo ponto é a manutenção, não adianta nada você ter todo o projeto bem feito, bem calculado, se você não tem uma manutenção que garanta o funcionamento no momento necessário.

Treinamento

O terceiro ponto é o pessoal treinado, e aí entra o papel da brigada de incêndio, a edificação deve ter pessoal treinado para usar, forma eficiente e rápida, os equipamentos que passarão por manutenção estão prontos para uso.

Agora imagine esse três pontes como engrenagens de uma máquina, se uma delas sair, a máquina não funciona, vai parar. Mas como garantia uma brigada de incêndio eficiente? uma brigada eficiente é obrigada bem escolhida, bem treinada, conhecedora da edificação e dos riscos e nela contida, e com o plano de emergência no sangue.

Bem, á uma base muito interessante de como fazer isso na IT 17, instrução técnica 17 do corpo de bombeiros de são paulo, é bem completa. Agora um ponto; se seu estado não aborda a brigada de incêndio em sua legislação, o que você deve se basear não é na IT 17 não, é na NBR 14276. A IT 17 tem que ficar como um material de apoio.

O que é brigada de incêndio?

O que é brigada de incêndio
O que é brigada de incêndio (Foto: Divulgação)

Vamos lá então, mas o que é brigada de incêndio? brigadas de incêndio é um grupo organizado de pessoas, elas podem ser voluntárias ou não, devem ser treinados e capacitadas em combate a incêndio, primeiros socorros, para atuar no momento necessário. As principais funções da brigada de incêndio são estas que vou listar agora, tem que ser nesta ordem:

 

  1. Orientar de forma coordenada saída das pessoas para um local seguro
  2. Prestar os primeiros socorros
  3. Combater o foco do fogo para proteger a vida humana
  4. Avisar o corpo de bombeiros e mostrar onde ficam as dependências do local de maior risco dá orientações gerais do corpo de bombeiros no momento da chegada

Como compor uma Brigada de incêndios?

Como compor uma Brigada de incêndios
Como compor uma Brigada de incêndios (Foto: Divulgação)

Agora como compor uma brigada de incêndio? a composição da brigada de incêndio vai ser determinada por algumas variáveis, para você saber projetar, programar e calcular a brigada, você tem que ir lá na instrução técnica 17 ou na NBR.

A primeira variável é a quantidade, no quadro de quantificação contido na IT 17, tem algumas informações importantes, nesse quadro a gente consegue observar entre outros, o grupo que ele pertence, a descrição, alguns exemplos, o grau de risco, se a população é fixa por pavimento, a quantidade, e o treinamento da brigada de incêndio deve ser submetido.

Mas quem serão os brigadista?

Este é o segundo item, tanto a NBR quanto a IT, ela vai ditar algumas características básicas para a seleção desse brigadista, por exemplo: o brigadista selecionado e não deve ser analfabeto, ele deve ser sempre maior de 18 anos, observe a seguinte, logo depois, tanto a IT quanto a NBR fala que se candidato não preencher esse perfil básico, você vai tentar preencher com os candidatos que consegue obter mais qualificações desse perfil.

O treinamento

O terceiro item ao treinamento, você VAI conseguir observar que tem três tipos de treinamento que a brigada de incêndio deve passar. Esse treinamento é resultado de acordo com o risco da edificação a ser protegida. O treinamento, ele pode ser básico, intermediário ou avançado.

Atribuição da Brigada de Incêndios

Atribuição
Atribuição da Brigada de Incêndios (Foto: Divulgação)

Já quando a gente a falar sobre a atribuição da brigada de incêndio, são dois grupos principais de ações que a brigada de incêndio ficar submetida, que ela tem que realizar.

Brigada de incêndio – Grupo de ações de prevenção

O primeiro grupo de ações, é o grupo de ações de prevenção que é uma listagem de itens que você deve seguir. Um dos fatores mais importantes neste grupo de prevenção é a questão do plano de emergência. O plano de emergência tem que ser muito bem conhecido pela brigada de incêndio, a ponto do do brigadista poder optar em melhorias naquele plano de emergência, e no momento da emergência, ele saber o quê ou não adotar de acordo com o plano.

Brigada de incêndio – Grupo de ações de emergência

O outro grupo de ações são as ações de emergência, isto aqui os procedimentos de emergência, vamos lá:

Alerta

O primeiro passo é o alerta. Então identificado uma situação de emergência, qualquer pessoa, pode alertar através dos meios de comunicação disponíveis, os ocupantes e os brigadistas. Então, verificou uma situação, qualquer um pode alertar.

Análise de situação

O segundo passo é a análise da situação, após o alerta, a brigada deve analisar a situação desde o início até o final do sinistro, se está havendo necessidade de acionar o corpo de bombeiros. Se houver de fato emergência, acionamento do corpo de bombeiros e um apoio externo, se houver o apoio externo. A partir disso, são realizado vários procedimentos como por exemplo, avisar se há vitimas ou não, se há incêndio. Após isso será necessário a verificação se há necessidade de socorro, ou se há necessidade de realizar o corte da energia elétrica. Alem disso, vários outros procedimentos serão necessários para que consiga efetuar a segurança dos seres humanos e do local.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a entender sobre o que é uma brigada de incêndios, alem de saber como ela basicamente funciona. se você gostou deste artigo, deixe aqui nos comentários o seu feedback e não esqueça de conferir todos os nossos outros artigos sempre cheios de conteúdo para você.

Veja também:

Brigada de incêndio – Como funciona

Primeiros Socorros – Noções básicas

Atmosfera Explosiva -Como lidar

Extintores de Incêndio – Saiba sobre