Atmosfera Explosiva -Como lidar

Atmosfera Explosiva. Hoje o tema é prevenção e combate a incêndios. Vamos estudar o tema atmosferas explosivas, com o qual iniciaremos nosso artigo.

Nesse artigo, falaremos também sobre as brigadas de incêndios, antes de começarmos, se você é novo aqui em nosso site, não se esqueça de acompanhar todos os nossos outros artigos, sempre cheios de novidades e dicas para você. Nosso conteúdo é sempre rico em qualidade para você que gosta de saber tudo sobre Brigada de incêndios. fique conosco e saiba muito mais neste nosso artigo.

Então chega de enrolação e vamos direto ao que interessa, conheça agora algumas coisas sobre a atmosfera explosiva em locais de risco ou emergências!

A atmosfera explosiva

A atmosfera explosiva
A atmosfera explosiva (Foto: Divulgação)

A atmosfera explosiva se consiste em uma mistura de substâncias inflamáveis na forma de gás, vapores, poeiras ou fibras com o ar. Sob condições atmosféricas na qual, após se atingir o ponto de ignição, a combustão se propaga rapidamente em toda a mistura, provocando a explosão.

Simplificando, é uma área onde existe a possibilidade de ocorrerem explosões. Observe que não foi mencionado substância sólida, e nem um líquido inflamável, pois, a atmosfera explosiva refere-se às substâncias suspensas no ar. Vejamos agora um exemplo de uma atmosfera explosiva:

Um tanque de combustível, é um local sujeito a probabilidade da formação de uma atmosfera explosiva, pois, o combustível pode liberar gás inflamável na atmosfera interna do tanque. O calor de uma simples lanterna para verificar o nível de combustível, pode causar uma explosão. Pois, como sabemos, quando os três elementos:

  • Comburente
  • Combustível
  • Agente ígneo

Quando são encontrados simultaneamente, temos a explosão. O local onde existe a possibilidade de formação ou existência de uma atmosfera explosiva, deve ser classificada e sinalizada.

Áreas de possibilidade de explosão

Áreas de possibilidade de explosão
Áreas de possibilidade de explosão (Foto: Divulgação)

As ações iniciais para áreas com a possibilidade de formação de atmosfera explosiva, são:

  • verificar a presença o possibilidade de presença de substâncias inflamáveis, gases, vapores, poeiras e fibras.
  • verificar as características das substâncias presentes, como o limite de inflamabilidade, o limite explosivo que são os limites de concentração de vapores inflamáveis, entre os quais, uma mistura gasosa é explosiva ou inflamável
  • uma mistura abaixo do limite de inflamabilidade é dita pobre, e uma mistura acima do limite de inflamabilidade é dita rica.

Tanto a mistura rica, como a pobre, estão fora dos limites que podem queimar ou explodir. A mistura pobre não possui combustível suficiente, e a mistura rica, falta oxigênio para a combustão. Por fim, deve se verificar os equipamentos, instalações, com atenção especial, como por exemplo, a ventilação que influencia na concentração da substância. observe este quadro:

Imagem quadro

Nele relacionamos locais industriais e urbanos, onde podemos encontrar combustíveis capazes de criarem atmosferas explosivos em diferentes locais exemplificados. Os gases e vapores industriais, geram riscos de explosões nas indústrias de tintas químicas, de petróleo, dentre outras no meio urbano. Encontramos gases que podem causar explosões em postos de gasolina, distribuidoras de gás de cozinha, hospitais, etc. Á outros locais onde há riscos de explosões na presença de poeiras, são as indústrias alimentícias e farmacêuticas, e de madeira. as fibras industriais também podem gerar riscos de explosão, como exemplo, nas indústrias têxteis de papel e celulose, e de cereais.

Atmosfera Explosiva – Proteção contra explosões

Para nos proteger contra estes riscos de explosões, podemos seguir alguns procedimentos e também contar com as brigadas de incêndio, que falaremos logo mais. Como sempre, o primeiro passo é cortar o mal pela raiz, ou seja, impedir a formação de mostrar as explosiva. Substituir o uso de um líquido inflamável, por outro não inflamável, é um exemplo de como evitar o surgimento de atmosferas explosivas.

Melhorias na ventilação, e a análise da concentração de gases inflamáveis com detectores portáteis ou fixos. Outra possibilidade de prevenção é a enertização, ou seja, diminuir a concentração de oxigênio no local onde haja risco de explosão.

No caso de risco inerente de explosão, deve-se operar nestas áreas com um mínimo de trabalhadores possível, respeitando todas as normas.

As brigadas de incêndio

As brigadas de incêndio
As brigadas de incêndio (Foto: divulgação)

Falaremos agora um pouco sobre as brigadas de incêndio. Elas têm um papel importantíssimo, tanto na prevenção, quanto na remediação dos incêndios. A brigada de incêndio é um grupo de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento, com a função de realizar atendimentos em situações de emergência. Em geral, estão treinadas para atuar na prevenção, e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros, e evacuação de ambientes.

As brigadas de incêndio, serão exigidas conforme legislação em diversos locais comerciais, industriais ou residenciais multifamiliares, para isso, é necessário observar a NBR 14276, as leis federais estaduais e as legislações realizadas pelo corpo de bombeiros, verificando assim, a necessidade de criar uma brigada.

É importante ressaltar que cada estado tem uma forma de dimensionamento de sua brigada, tanto a lei mais geral, quanto a estadual estão baseadas na NBR, entretanto, a legislação estadual é um pouco mais restritiva em alguns estados, podendo mudar alguns requisitos.

Vamos ver agora algumas das principais atribuições de uma brigada de incêndio:

conhecer o plano de emergência contra incêndio do local

fazer a avaliação dos riscos existentes

inspecionar as rotas de fuga para quando houver algum evento não ocorrer nenhuma adversidade

além de inspecionar os equipamentos de combate a incêndios e primeiros socorros

Espero que este nosso artigo tenha sido esclarecedor para você sobre o quanto é importante ficar atento a atmosfera explosiva de determinados locais. é importante também, sempre estar atento a todos os fatores que podem levar à casos de emergência em um local.

Se você gostou deste nosso artigo, não se esqueça de continuar acompanhando todos os nossos outros aqui em nosso site, sempre estaremos postando para você, um conteúdo de extrema importância e relevância para que você tenha uma melhor experiencia e conhecimento em tudo sobre as brigadas de Incêndio.

Fique atento ao nosso site, logo estaremos disponibilizando muitos outros artigos que com certeza, farão uma enorme diferença em sua vida, caso tenha que passar por um problema ou enfrentar uma emergência.

Veja também:

Brigada de incêndio – Como funciona

Primeiros Socorros – Noções básicas

Atmosfera Explosiva -Como lidar

Extintores de Incêndio – Saiba sobre